Foto: Sinprosm (Divulgação)
Em assembleia extraordinária nesta terça-feira, professores municipais reforçaram a mobilização para buscar o cumprimento da lei do piso nacional, entre outras reivindicações
Reunidos em assembleia extraordinária no final da tarde desta terça-feira, os professores da rede municipal de Santa Maria debateram a participação na mobilização da categoria na quinta-feira, data em que ocorre a segunda paralisação geral da educação - o primeiro ato foi realizado no último dia 15 e reuniu milhares de estudantes e professores.
A assembleia do Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria (Sinprosm) debateu, entre outros assuntos, novas ações da categoria. Entre elas, a participação na Greve Geral dos Trabalhadores, marcada para o dia 14 de junho.
Encceja encerra inscrições nesta sexta-feira
Na pauta da categoria, está, também, propondo a reposição da defasagem dos salários que, segundo o Sinprosm, desde a aprovação do primeiro plano de carreira do município, é de 31%. Para este ano, o índice de reajuste proposto é de 15,9%, o que equipararia o básico do município com o piso nacional. A prefeitura apresentou um projeto de reposição inflacionária fracionada: 2% retroativo a março e 1,75% a partir de junho. A proposta não foi aceita pelos professores e segue na pauta de reivindicações.
UNIVERSIDADE
Na tarde desta terça-feira, professores, servidores técnicos e alunos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) também estiveram reunidos. A plenária unificada, coordenada pela Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm), pela Associação dos Servidores da UFSM (Assufsm), pela Seção Sindical dos Técnicos de Nível Superior da UFSM (Atens), pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) e pela Associação de Pós-Graduandos (APG), tinha por objetivo organizar a mobilização desta quinta-feira.
As categorias debateram, ainda, os cortes orçamentários nas instituições de ensino federais, os cortes na pós-graduação e a reforma da Previdência. Os estudantes apontam outras pautas, como os atos de racismo na UFSM.